Surf Trip a Peniche no final de Março
Março 15, 2016Dengaz e a Angels Surf School – Uma Relação “Para Sempre”
Março 25, 2016As Clínicas de Surf da Páscoa da Angels Surf School vão decorrer entre 24 de Março e 8 de Abril, na praia de Carcavelos, e as inscrições encontram-se abertas para crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade. As actividades decorrem de segunda a sexta entre as 9 e as 18 horas e o programa das Clínicas inclui 2 aulas de surf por dia, yoga, capoeira, jogos de praia e educação ambiental. A Angels Surf School, pioneira na dinamização das Clínicas de Surf em Carcavelos, disponibiliza aos participantes todo o material necessário.
Fazer amigos a apanhar ondas
Para o “nosso” Marcos Anastácio, ex-campeão nacional de surf, fundador e “patrão” J da Angels Surf School, as Clínicas são um momento excepcional de socialização e contacto com a natureza: “não são apenas surf, servem para fazer imensos amigos, alguns dos quais ficam para toda a vida”. Também temos casos de adolescentes que se conheceram nas Clínicas e que namoram há anos ou crianças autistas que se sentem muito bem no mar. A prova de que as clínicas satisfazem é que “quase todos os miúdos repetem a participação”.
Prioridade máxima à segurança
A Angels Surf School é uma escola certificada pela Federação Portuguesa de Surf e pelo Turismo de Portugal e todo o nosso material está em bom estado para garantir que as crianças e jovens se sintam confortáveis dentro de água. Os nossos instrutores de surf são credenciados pela Federação e conseguimos quase sempre manter um rácio de 1 professor para cada 3 alunos.
Porque todas as crianças são diferentes e encaramos a segurança como uma prioridade absoluta, o nosso modelo de ensino possui a flexibilidade suficiente para poder ser adaptado a cada aluno. Nas Clínicas criamos subgrupos tendo em conta a idade, do nível de surf e a personalidades dos participantes.
A maior parte dos nossos professores também são pais pelo que compreendem a importância de manter os alunos seguros.”
As Clínicas de Surf são dinamizadas todos os anos nas férias da Páscoa e nos meses do Verão e em mais de 10 anos de ATL nunca tivemos qualquer problema com a segurança das centenas de crianças que já as frequentaram. Para além da qualidade do material, a experiência acumulada entretanto garante que assim continuará a ser: “alguns dos nossos professores dão aulas há mais de uma década e todos fazem surf há 15 ou 20 anos”. Mas há um outro ponto destacado pelo Marcos “a maior parte dos nossos professores também são pais pelo que compreendem a importância de manter os alunos seguros.”
Mas a segurança não existe apenas dentro de água. Dispomos de um espaço com mais de 100m2 equipado com tendas e especificamente preparado para o desenvolvimento das actividades que não impliquem a presença na areia ou mar. Desta forma temos um ambiente mais controlado e evitamos as horas mais perigosas de exposição solar, que é algo que nos preocupa bastante.
As vantagens de Carcavelos
Quando a Angels Surf School decidiu inovar criando um ATL de Surf em Carcavelos dizia-se que Carcavelos não servia para isso porque não tinha ondas. O Marcos recorda-se bem desses tempos: “vendia-se que tinha de haver ondas grandes, o que não é verdade.” Hoje carcavelos é unanimemente considerado um local de excelência para o enino do surf. Para o Marcos, “Carcavelos é magnífico porque está virado a sul e a sua onda é muito tranquila, o que dá espaço para pensar e permite uma aprendizagem mais rápida e segura” por parte das crianças.
Para quem já possui um nível de surf mais avançado, no Verão as Clínicas desenvolvem-se também na Costa da Caparica, onde a Angels Surf School tem um parceiro local. O transporte é assegurado por uma empresa licenciada. “No primeiro ano das Clínicas experimentámos a Praia Grande e o Guincho mas não gostámos, o mar era demasiado violento e não gostamos de correr riscos”.
Carcavelos é magnífico porque está virado a sul e a sua onda é muito tranquila, o que dá espaço para pensar e permite uma aprendizagem mais rápida e segura.
O que se leva das Clínicas
“Sobretudo levam um tempo de diversão e a felicidade de estarem no mar com os amigos”, diz o Marcos, acrescentando que o “surf é um excelente desporto para promover a socialização das crianças e para criar ou fortalecer uma amizade”. Mas as Clínicas também servem para consolidar os princípios básicos do surf (colocar-se em pé, remar, curvar…) e para reforçar a responsabilidade e autoestima das crianças. Por vezes algumas crianças que foram inscritas pelos Pais chegam à Angels algo contrariadas porque preferiam ficar em casa a jogar computador mas basta um dia das Clínicas para as fazer mudar de ideias.
E quando os participantes já possuem um nível de surf mais adiantado a frequência das Clínicas permite-lhes evoluir através da prática e da posterior correcção por parte dos professores, apesar de o Marcos frisar que “no surf a única coisa imediata é o feeling que ele nos transmite”.
O que dizem os pais e participantes
David Paços
56 semanas de Clínicas de Surf
Decidi aprender a surfar há 5 anos quando o meu tio José Gregório me levou a experimentar (ele também é surfista).
Inscrevi-me nas Clínicas para melhorar a minha técnica e desde então nunca mais parei de participar – no total já vou com 56 semanas. O meu momento favorito foi quando aprendi a cortar a onda. Com a prática, o meu nível de surf melhorou muito. Adoro as Clínicas: os professores são muito bacanos, o meu nível de surf melhorou muito e fiz bué amigos, bué mesmo!
Manuel Paços
56 semanas de Clínicas de Surf
Para mim o surf é divertimento, alegria e aprendizagem e o meu surfista favorito é o Prof. Danilo.
Já pratico surf há cerca de 6 anos e adorei desde o primeiro dia em que experimentei. Tenho participado com o meu irmão nas Clínicas, já levámos 56 semanas de participação! Mas confesso que o meu momento favorito continua a ser o primeiro dia, inesquecível. Entretanto o meu nível de surf melhorou imenso e o número de amigos também.
Raquel Varela
Mãe do David e do Manuel Paços
O David e o Manuel participam nas Clínicas de Surf porque é uma actividade saudável e divertida e sei que estão em segurança. Quero que divirtam, que aprendam a lidar com o esforço sem perder a calma, que saibam lidar com a competição mas também interagir solidariamente com outros miúdos e com os adultos.
Escolhi a Angels porque conheço o Marcos e sei do sentido de responsabilidade de toda a equipa. A um pai ou mãe que esteja a pensar inscrever o filho nas Clínicas diria que uma prancha é sempre melhor que um iPad: mais saudável, divertido e com muito menos riscos.
Família Carvalheira
Sónia, Maria, Pedro e Vasco
Decidi inscrever os miúdos numa Clínica de Surf para que não tenham medo e aprendam a “defender-se" do mar. Escolhi a Angels Surf School porque é uma escola segura e de confiança conhecida por dar toda a atenção a cada miúdo. As aulas são adaptadas ao nível das crianças e elas sentem-se realmente bem na escola. Tenho total confiança na escola e sinto-me segura ao “deixar-lhes” os meus filhos. (Sónia Carvalheira)
Frequentamos as Clínicas de Surf todos os Verões para nos divertirmos e melhorarmos o nosso surf. Os meus pais pediram-me para experimentar (Maria) e o Vasco e o Pedro vieram a seguir porque eu adorei. Tive um bocadinho de medo no início mas com as aulas e a ajuda dos professores ele passou depressa. Gostamos de todos os professores e da escola, surfar é muito divertido.
João Lousada
2 Clínicas de Surf
O surf para mim significa a minha vida, o meu desporto e uma grande paixão. Decidi que queria surfar com 8 anos porque gosto muito do mar. Frequento as Clínicas de Surf para ocupar os meus tempos livres a aprender com os melhores a divertir-me.
Já participei em duas Clínicas, nas praias de Carcavelos e Caparica e quero participar em mais. O meu momento favorito é estar no mar com os amigos e fiz muitos ao participar nas Clínicas. Entretanto, o meu nível de surf melhorou imenso. Os professores são simpáticos, companheiros e profissionais no que fazem.
A Angels é uma grande escola e já faz parte da minha vida, recomendo-a a toda a gente.
Diana Lousada
Mãe do João
Nunca pratiquei surf mas sempre gostei. Lembro-me que quando era miúda via sempre as reportagens das competições na RTP 2 e fiquei muito satisfeita quando o João escolheu o surf como actividade desportiva.
Inscrevi o João nas Clínicas para evoluir porque sei que adora e não há nada como a sensação de estar em contacto com o mar. Ele diverte-se imenso e eu tenho toda a confiança na escola e nos seus professores – são divertidos, companheiros e estão sempre a dar conselhos para que os miúdos melhorem o surf e as suas atitudes… muito boa onda!!!! Enquanto quiser o João irá sempre participar nas Clínicas de Surf da Angels Surf School.